Como e porque usar as cores nos projetos

Recentemente tivemos a oportunidade de fazer um curso maravilhoso sobre cores que nos ajudou no entendimento e nos incentivou a cada vez mais fazer o uso de cores nos projetos. Para quem quiser se aventurar, a escola chama Universo da Cor – centro de estudos e pesquisas sobre as cores, da professora Lilian Ried Miller Barros, também autora do livro A cor no processo criativo.
Wassily Kandinsky (1866-1944) professor de pintura da Bauhaus (1922) e grande pesquisador sobre as teorias das cores disse “A cor é um meio para exercer a influencia direta sabre a alma”. E é nisso que acreditamos, em como não somente a cor mas a mistura delas em uma composição harmônica pode afetar o dia a dia das pessoas em determinado ambiente trazendo mais vitalidade para a casa ou comércio.
Bel e Tef - Atelier da Reforma - CIRCULO-CROMATICOCírculo Cromático

Todas as cores possuem um tipo de ligação pelo circulo cromático e na composição harmoniosa, todas podem combinar.  Nosso trabalho é mostrar para nossos clientes essas possibilidades e junto a sua personalidades e gostos, criar ambientes belos e aconchegantes sem medo de ousar e criar.

Sobre as cores:
Ao responder o nosso questionário para orçamento, vocês vão se deparar com uma página que chama Perfil cromático, nela vocês responderão a algumas perguntas:

Bel e Tef - Atelier da Reforma - Cores
A primeira pergunta é quais são as cores que a pessoa mais gosta. Nela a pessoa tem a liberdade de escolher quantas desejar. Essa é uma pergunta objetiva simplesmente sobre gostos pessoais.

A segunda pergunta é sobre que tipo de misturas agrada mais aos olhos da pessoa das cores em seus 4 possíveis estados, sem levar em consideração sobre seus gostos pessoais citados na primeira questão. As cores podem ser:
– Saturada, que é a cor pura
– Dessaturada, que é a cor com adição de cinza à mistura
– Escura, que é a cor com adição de preto à mistura ou
– Clara, que é a cor com adição de branco à misturaBel e Tef -Atelier da Reforma - cores 2
Essa pergunta vai nos ajudar a determinar se vamos criar ambientes mais claros e iluminados, ou escuros e sóbrios, saturados e divertidos ou mais dessaturados e mais sofisticados.Bel e tef atelier da reforma

A terceira pergunta é sobre as associações entre cores. Na imagem abaixo podemos observa-las melhor no circulo cromático.
Bel e Tef - Atelier da Reforma - CIRCULO COM ASSOCIAÇÕES
Então temos as seguintes associações:
– Cores complementares
– Cores complementares e análogas
– Cores contrastantes
– Cores análogasBel e Tef - Atelier da Reforma - IMAGEM 03
Essa pergunta vai nos ajudar a criar ambientes ousados (complementares), mais coloridos  (contrastantes) ou mais homogênios (análogas)Bel e Tef - Atelier da Reforma - 03 IMAGENS

A quarta pergunta é sobre a organização dessas cores. Elas podem estar dispostas de uma maneira mais ordenada, seguindo uma regra ou misturadas com diferentes níveis de ordem. Então temos as seguintes ordens:
– Cores ordenadas
– Cores próximas (análogas)
– Cores contrastantes
– Cores misturadasBel e Tef - Atelier da Reforma - IMAGEM 04
Seguindo essa ordem sendo a primeira opção um exemplo de mais regrado e a ultima uma situação completamente misturada, essa pergunta vai nos ajudar a criar ambientes nessas situações.Bel e Tef - Atelier da Reforma - 04 IMAGENS

A quinta pergunta é sobre os contrastes entre cores. Elas podem ter alto, médio e baixo contraste. Então temos as seguintes opções:
– Com baixo contraste
– Com médio contraste
– Com contraste equilibrado
– Com muito contraste
Atelier da reforma - Cores - Contraste
Seguindo essa ordem, essa pergunta vai nos ajudar a criar ambientes nessas situações.
Atelier da reforma - 06 IMAGENS
A sexta e ultima pergunta é sobre os filtros de cor, na imagem abaixo temos um dos gráficos de cores de Kandinsky, onde ele nos mostra que as 3 cores puras, o amarelo, o azul e o vermelho (ou magenta), só são consideradas puras quando isoladas pois quando saem dessa situação começa o processo de mistura com as outras duas, sendo a mistura de 50% de cada, a cor secundária de cada caso.
Bel e Tef - Atelier da Reforma - kandinsky(Imagem do livro Projetando com a cor)
Com essa teoria em mente, as 3 opções seguintes são as cores de cada cor primária (cor do centro) com suas misturas até chegar na outra.
– Filtro amarelo
– Filtro azul
– Filtro magentaBel e Tef - Atelier da Reforma - IMAGEM 05Portanto, essa pergunta vai nos ajudar criar ambientes com filtros de cor sobre a realidade. Ambientes mais quentes se for amarelo, mais frios se for azul e mornos se for magenta.Bel e Tef - Atelier da Reforma - 05 IMAGENS

Com essas perguntas adicionadas a página seguinte sobre Estilos arquitetônicos, o cliente está pronto para começar a ver imagens de referências no Pinterest e nós prontas para começar os primeiros estudos.

Esperamos ter mostrado como a cor é importante e que ela pode nos motivar e enfrentar as dificuldades do dia a dia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s