Inspirações de espaços residenciais

Quando vamos fazer uma reforma em casa, as vezes não temos ideia da quantidade de possibilidades que existem para um mesmo ambiente e acabamos chegando naqueles ambientes padrões que já estamos familiarizados.
Hoje em dia com apartamentos e casas cada vez menores, a solução é agrupar ambientes, cozinhas integradas, escritórios em casa, tudo ficou mais unido e mais criativo. Mas a pergunta existe, como e quais os tipos de espaços podemos criar nas nossas casas?
Para poder analisar os ambientes e escolher os que mais gosta, é muito importante que o cliente saiba qual é o seu perfil, se você quer se conhecer um pouco mais sobre você mesmo, Clique aqui e preencha o questionário de Perfil arquitetônico, uma série de perguntas para cada um refletir sobre sua personalidade arquitetônica.
Fizemos esse post para mostrar para vocês algumas possibilidades de ambientes e abaixo de cada um deles está o link das imagens de referência e coletamos e estamos sempre atualizando no site do Pinterest. Caso você não conheça o site, clique aqui!

Hall de entrada:
Para facilitar o dia a dia, nada como chegar em casa e ter um lugar agradável para deixar a bolsa, as chaves e casacos e tirar os sapatos.Bel e Tef Atelier da Reforma - Hall de entrada
Veja no Pinterest: Hall de entrada e corredor

Escadas:
Escadas bem planejadas podem fazer parte da composição arquitetônica dos ambientes! 
Bel e Tef atelier da reforma - escadas
Veja no Pinterest: Escadas
Leia também: Como aproveitar melhor o espaço da escada na sua casa

Sala de Estar:
Uma das melhores coisas é receber amigos em casa para comer e conversar, para isso, o ideal é ter uma sala de estar confortável e agradável. Para manter a casa organizada no dia a dia e atender também as necessidades nos dias de reunião familiar ou de amigos, podemos usar puffs, banquinhos e almofadas grandes, pois elas não ocupam muito espaço e nos dias de reuniões podem acomodar mais pessoas sentadas.
Bel e Tef Atelier da Reforma - Sala de estar
Veja no Pinterest: Salas de Estar

Home Theater:
As televisões estão cada vez maiores e com melhor qualidade e os sistemas de som integrados ajudam na ambientação. Falta só você criar um espaço para poder assistir filmes no conforto da sua casa.
Bel e Tef Atelier da Reforma - Home Theater
Veja no Pinterest: Home Theaters

Bibliotecas:
Para aquelas pessoas que amam livros, porque não fazer uma sala só para eles? Junto com cantinhos de leitura a biblioteca pode ser um lugar agradável para ler e, quem sabe, inspirem as crianças a estudar!
Bel e Tef Atelier da Reforma - Bibliotecas
Veja no Pinterest: Bibliotecas

Cantinho de leitura:
Se você gosta de ler livros, recomendamos que crie um Cantinho de leitura. Muito fácil de se adaptar à casa pois não é necessário muito espaço, pode se tornar um dos seus ambientes favoritos pois são confortáveis e geralmente possuem uma mesinha lateral de apoio e uma luminária tornando a leitura ainda mais prazerosa.
Bel e Tef Atelier da reforma - Cantinho de leitura
Veja no Pinterest: Cantinho de leitura
Leia também: Crie o seu cantinho de leitura

Cantinho de meditação:
Para quem gosta de pratica Yoga ou meditação e quer fazer dessa prática um habito do dia a dia, podemos criar um cantinho de meditação, pode ser desde um ambiente inteiro a simplesmente um tapete e uma almofada. 
Atelier da Reforma - Cantinho de meditação
Veja no Pinterest: Cantinho de meditação

Altar em casa:
Independente da religião, para quem gosta de ter um local sagrado em casa, podemos criar um altar e se ele estiver nas áreas de Prosperidade e Sucesso da casa, melhor ainda! 🙂
Atelier da reforma - Altar em casa ok
Veja no Pinterest: Altar em casa
Leia também: Como montar o seu altar em casa

Sala de jantar:
A principal pergunta antes de planejar sua sala de jantar é: você gosta de receber amigos e familiares para almoçar ou jantar na sua casa? Se sim, ok, mesa grande e quanto mais lugares melhor, se não, a mesa pode comportar somente os moradores e eventuais parceiros. Lembre-se também que ela pode eventualmente ser também usada como mesa de reunião para grupos de escola ou até mesmo de trabalho.
Bel e Tef Atelier da Reforma - Sala de jantar
Veja no Pinterest: Sala de jantar

Cozinha integrada:
Esse tipo de integração é muito pedida por clientes que querem ter sempre uma comunicação entre quem esta preparando a comida do restante da casa, mas cuidado, há um pré-requisito para ter uma Cozinha integrada: ser muito bem organizado com os afazeres de casa. Lembre-se que sua cozinha é aberta e as visitas irão perceber se a louça não estiver limpa! Por outro lado, com essa total visibilidade podemos ousar ainda mais no projeto, trazendo ela para junto da composição da sua sala de jantar e estar! 🙂
Bel e Tef Atelier da Reforma - Cozinha integrada
Veja no Pinterest: Cozinha integrada

Cozinha fechada:
Perfeita para os bagunceiros e para aqueles que gostam de privacidade ao cozinhar! 🙂
Com o toque certo, pode ser tornar um lugar muito aconchegante.
Bel e Tef Atelier da Reforma - Cozinha fechada
Veja no Pinterest: Cozinha fechada

Adegas e bar em casa:
É uma ótima opção para aqueles que apreciam uma bebida pois são ambientes que não necessitam de muito espaço e podem estar na cozinha, na sala de jantar, na de estar, na varanda ou até mesmo de um corredor entre esses ambientes.
Bel e Tef Atelier da Reforma - Bar em casa
Veja no Pinterest: Adegas e bar em casa

Lavanderia:
É um ambiente extremamente necessário porem cada vez mais camuflado. Para aqueles que não querem perder espaço com a lavanderia, podemos estender a cozinha e fazer os dois ambientes integrados com uma mesma bancada ou até mesmo escondê-la  dentro de um armário.
Bel e Tef Atelier da Reforma - Lavanderia
Veja no Pinterest: Lavanderia

Lavabos:
Pequenos e charmosos, geralmente são bem trabalhados pois ele é praticamente um ambiente  para os visitantes. Bel e Tef Atelier da Reforma - lavabos
Veja no Pinterest: Lavabos

Banheiros:
Alguns preferem pia de sobrepor, outros de embutir ou encaixada, torneira baixa ou alta, com ou sem misturador, banheira, ofurô… definitivamente seu banheiro é, depois do quarto, um dos ambientes mais pessoais que existe.
Bel e Tef Atelier da Reforma - Banheiros
Veja no Pinterest: Banheiros

Banheiro integrado:
Um conceito mais moderno é a integração com o quarto do casal, onde ele se torna parte do quarto e somente as áreas íntimas são separadas.
banheiro integrado
Veja no Pinterest: Banheiro integrado

Quarto de casal:
Vamos lembrar que o quarto do casal não é para uma, mas para duas pessoas. O ideal é que ele tenha um pouco de cada um para ambos se sentirem confortáveis. Uma solução muito adotada é cada um ter o seu “lado”, por exemplo, criados mudo e luminárias diferentes para cada lado da cama, com a personalidade de cada um.
Bel e tef Atelier da Reforma - Quarto de Casal
Veja no Pinterest: Quarto de casal

Quarto de bebê:
Definitivamente é um dos ambientes mais prazerosos e importantes de se fazer, e que possui uma grande responsabilidade, pois ele vai afetar o crescimento da criança. Por exemplo, a percepção visual de cores em um recém nascido esta começando a se desenvolver, por isso é importante o uso de cores alegres e saturadas, mas ao mesmo tempo ter cores clarinhas para acalmar os pais pois sabemos que cuidar de um bebê não é tarefa fácil.
Atelier da Reforma - Quarto de bebê
Veja no Pinterest: Quarto de bebê

Quarto de Solteiro:
Os homens, por natureza, são mais objetivos, tendo o suficientes para sobreviver eles já se dão por satisfeitos. Ambientes neutros porém com alto contraste como o uso do preto, cinza e branco geralmente são os seus preferidos.
Atelier da Reforma - Quarto de solteiro
Veja no Pinterest: Quarto de Solteiro

Espaço masculino:
Mas, quem disse que eles não gostam de se cuidar? Gravatas, cintos, óculos escuros e perfumes podem ter um cuidado especial ao serem guardados e escolhidos!
Bel e Tef Atelier da Reforma - Espaço masculino
Veja no Pinterest: Espaço masculino

Quarto de Solteira:
Acho que podemos dizer que em geral as mulheres não se contentam com um quarto só funcional, ele precisa de um toque pessoal feminino. Se ele seguir a sua personalidade, melhor!
Bel e tef Atelier da Reforma - Quarto de solteira
Veja no Pinterest: Quarto de Solteira

Cantinho feminino:
Se os homens podem ter um cantinho especial para guardar seus acessórios, as mulheres precisam! Uma mesinha com gavetinhas, um espelho e uma boa iluminação para a maquiagem podem tornar o dia de uma mulher muito mais prazeroso, afinal de contas, que mulher não gosta de passar um tempinho ou um tempão se arrumando!?
Bel e Tef Atelier da Reforma - Cantinho feminino
Veja no Pinterest: Cantinho feminino

Quarto de hóspedes:
Para aquelas pessoas que adoram receber uma visita em casa, nada mais cômodo do que ter um quarto de hóspedes! Além de acomodar seus amigos ou família, é possível ter também um local para estudos ou até seu home office. 
Quarto de hóspedes
Veja no Pinterest: Quarto de hóspedes

Quarto de menino:
A primeira pergunta a se fazer para a criança é, o que você mais gosta? Andar de skate, surfar, jogar futebol, algum desenho animado, escalar, tocar algum instrumento, algum tipo específico de musica e tantos outros e a partir dai podemos fazer um quarto com personalidade e acima de tudo divertido!
Bel e Tef Atelier da Reforma - Quarto de menino
Veja no Pinterest: Quarto de menino

Quarto de menina:
Como é essa menina? Ela é um princesa que quer morar em um castelo ou uma menina moderna que vive saindo para passear com os amigos?
Quartos “temáticos” ajudam a criança a se expressar em seu mundo pessoal e crescer num processo de auto conhecimento.
Bel e Tef Atelier da Reforma - Quarto de menina
Veja no Pinterest: Quarto de menina

Quarto de filhos juntos:
Se a residência não tiver espaço para separar os quartos de meninos e meninas, ou mais de um/a menino ou menina, não se preocupe, é possível criar em um único ambiente situações distintas para cada um! 🙂
Quarto de filhos juntos
Veja no Pinterest: Quarto de filhos juntos

Cantinho de estudos:
Bom, independentemente de como vai ser o tema dos quartos, as crianças precisam de locais agradáveis que as incentivem nos estudos. Podemos criar espaços individuais em seus quartos ou se tiver mais de uma criança e o local permitir, podemos criar uma salinha comunitária.
Bel e Tef Atelier da Reforma - Cantinho de estudos
Veja no Pinterest: Cantinho de estudos
Leia também: Como e porque usar as cores nos projetos

Closet e armários:
Acho que não precisamos dizer que isso é um daqueles sonhos que todos temos!
Salas inteiras ou armários pequenos são algo que vai variar de acordo com o tamanho disponível para isso e a quantidade de roupas da pessoa ou casal. Mas um armário confortável e um espelho de corpo inteiro são importantes pois nos ajudam a nos vestir bem e manter a auto confiança para encarar o dia.
Bel e Tef Atelier da Reforma - Closet e armários
Veja no Pinterest: Closet a armários

Escritório em casa:
Tem aqueles que adoram trabalhar em casa e outros que dizem, “impossível, não consigo”!
O ambiente vai variar de acordo com o que você trabalha pois podemos criar desde uma mesa retrátil provisória até uma sala inteira como escritório.
23 ok
Veja no Pinterest: Escritório em casa

Atelier e Estúdios:
Se o seu trabalho não é sentado na frente do computador o dia todo e sim com trabalhos manuais, podemos criar um atelier e se você trabalha com cenografia, porque não fazer um pequeno estúdio em casa?!
Bel e Tef Atelier da Reforma - Atelier e Studio
Veja no Pinterest: Atelier e Estúdios

Sala de jogos:
Adultos ou crianças, quem não gosta de brincar?
Criar uma sala de jogos é uma ótima ideia para reunir amigos ou a família para passar momentos divertidos!
Atelier da reforma - Sala de jogos ok
Veja no Pinterest: Sala de jogos

Sala de música:
Para quem gosta de apreciar uma boa música, nada melhor do que um local calmo e preparado!
Sala de música
Veja no Pinterest: Sala de música

Espaço Gourmet:
Esse ambiente geralmente é localizado no quintal das casas, próximos a área de lazer ou piscinas e em apartamentos, na varanda. A ideia é criar uma cozinha diferenciada com forno de pizza, forno a lenha ou churrasqueira onde toda a família ou um grupo de amigos possa se reunir para comer e passar um tempo juntos.
Bel e Tef Atelier da reforma - Espaço Gourmet
Veja no Pinterest: Espaço Gourmet

Varandas:
Antigamente as varandas eram como um quintal para um apartamento, um ambiente para as pessoas tomarem um sol e terem mais contato com a cidade. Hoje em dia muitos edifícios estão sendo construídos com varandas maiores e essas geralmente são fechadas com vidros e transformadas em um cômodo da casa ou um espaço gourmet. O uso vai variar muito conforme o desejo de cada morador, mas lembre-se sempre de trazer um pouco do verde para a sua casa para deixá-las com mais vida! 🙂
Bel e Tef Atelier da Reforma - Varandas
Veja no Pinterest: Varandas
Leia também: Traga o verde para dentro da sua casa

Decks e ofurôs:
La vem outro daqueles sonhos que compartilhamos!
Um ofurô no meio de um jardim, com velas e pisca pisca……acho que não preciso fala mais nada. 🙂
Bel e Tef Atelier da Reforma - Decks e ofurõs
Veja no Pinterest: Decks e Ofurôs

Quintal e área externa:
A prefeitura exige hoje pelo menos 20% de área permeável no terreno das casas, porque não aproveitar e criar um ambiente agradável com vegetação e espaços de lazer?! Outra opção também, para não precisar ter grama, é usar pisos drenantes.
Bel e Tef Atelier da Reforma - Quintal e áreas externas
Veja no Pinterest: Quintal e área externa
Leia também: Que tal usar um piso drenante?

Terraço na cobertura:
Se você é privilegiado e possui um terraço na cobertura, porque não usá-lo?
Terraço na cobertura
Veja no Pinterest: Terraço na coberura

Jardins:
Esses são espaços para os apaixonados pelo verde!
Bel e tef Atelier da Reforma - Jardins
Veja no Pinterest: Jardins e Jardim vertical

Pets em casa:
Se você AMA seu bichinho de estimação, com certeza vai amar essas ideias! 🙂
Pets em casa
Veja no Pinterest: Animais em casa
Leia também: Pets em casa

Esperamos que este artigo te ajude a se inspirar e cada vez mais deixar a sua casa mais legal e aconchegante! 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s