Como montar o seu Altar em casa!

Antes de falar sobre os tipos de altar, temos uma pergunta para você, o que você considera ser um altar?

Um altar, nada mais é que um lugar específico que arrumamos com um cuidado especial, com carinho e, dessa forma, damos a ele um toque de sagrado. É um local onde juntamos tudo que gostamos muito, aquilo que nos traz felicidade e fé para que, em um dia difícil, possamos olhar para ele, agradecer e lembrar que vai ficar tudo bem. São objetos que para você e, somente para você, são importantes, criando assim uma ligação do símbolo (o altar) com nossas lembranças dos reinos espirituais.

Culturalmente, em todo o mundo, temos o costume de criar altares mesmo que não percebamos. Esse é um rito da nossa passagem pela Terra. É em um altar onde somos batizados quando nascemos, onde as pessoas casam e fazem juras de amor e fidelidade umas às outras, e é, através dele, que rezamos por nossos entes que já partiram. Então por que deixar a vida sagrada somente em poucos momentos de uma vida tão longa se podemos criar altares e fazer essas conexões no nosso dia a dia?

Qual é o melhor local para colocar um altar segundo o Feng Shui?
Os Guás mais interessantes são o dos Amigos e viagens e o da Sabedoria e auto conhecimento, mas altares são sempre bem vindos em outros guás, desde que usado o bom senso e de preferência sendo adequado a cada área! 🙂

Se você quiser criar o seu cantinho sagrado, aqui vão algumas dicas:

A primeira coisa é saber qual o propósito do seu altar, ele pode ser por exemplo, para:
– Proteção da família,
– Ligação com o divino,
– Honrar um anjo ou um santo,
– Atrair mais amor,
– Abençoar um espaço,
– Atrair saúde perfeita,
– Criar novos caminhos de abundância e sabedoria, etc

O próximo passo é determinar o local! Podemos ter:
Altar em todo o ambiente:
Se você dispõe de espaço, pode criar um altar por todo o cômodo.
Altar sala inteira Atelier da Reforma
Cantinho de um ambiente:

Sabe aqueles lugares da casa que são pequenos demais para montar, por exemplo, um escritório e grandes demais para deixá-los de lado? São ótimos para montar o seu altar!
Altar em cantinhos Atelier da Reforma
Somente um detalhe na decoração:
Se você não possuir um cantinho específico, ótimo, o seu altar pode ser em qualquer lugar! A única coisa que você precisa é de um apoio, pode ser uma prateleira, uma cômoda,aparador, uma mesa ou o que a sua imaginação permitir.
Altar objetos localizados Atelier da Reforma

Depois é só começar a montar e se o seu tema for ligado a alguma religião, essas são algumas ideias:
Indus
Os altares indianos geralmente possuem uma estátua principal e sempre são decorados com muitas cores, texturas, flores e incensos.
Deuses: Ganesha, Lakshimi, Vishnu, Brama, Krishna, Parvati, etc.
Indiano

Budista 
A imagem de Buddha não pode faltar, de resto basta usar objetos que te trazem sensação de paz! 🙂
Altar Budista - Atelier da reforma
Budista tibetano
Além das imagens de Budhas, os altares Tibetanos podem conter imagens de mestres. Geralmente são muito coloridos com sancas tibetanas, bandeiras e velas.
Budas e Lamas: Tara, Sakyamuni, Avalokiteshvara, Dalai lama, etc.
Altar budista tibetano - Atelier da reforma
Católico
Altares católicos são mais monocromáticos e claros, nos trazendo esperança e geralmente são para o Jesus, Nossa Senhora ou algum Santo específico.
Santos: Santo Antonio, São Francisco, São Jorge, Santa Rita, etc.
Altar cristão - Atelier da reforma
Anjos
O mesmo pode ser feito para algum anjo e geralmente eles possuem cores mais suaves como o branco, dourado e azul.
Anjos: Mikael, Rafael, Gabriel, Uriel, Jofiel, Metraton, etc.
Altar Anjos - Atelier da reforma

Se você for uma pessoas com muitas crenças, não se preocupe, pode misturar todos eles, afinal de contas, o que importa é como você se sente! 🙂

Sem religião:

Também podemos criar altares sem imagens religiosas e tão bonitos e poderosos quanto os outros pois (sem ,) há alguns objetos que inconscientemente percebemos que possuem um força a mais do que outros. Isso acontece por causa dos cinco elementos que trazem vida para nossas casas por meio de símbolos. Por exemplo, as velas(sem ,)trazem o elemento Fogo; as flores, folhas e frutos, a Madeira; as pedras preciosas e semi preciosas, o Metal; para a Água podemos usar ela mesma e a Terra pode ser representada pelos potes de cerâmica.

Altares do elemento Fogo
Podemos utilizar: Velas, incensos, pedras vermelhas, óleos essenciais, flores vermelhas, fotos de pessoas e animais, objetos triangulares, piramidais ou vermelhos.
Fogo feng shui - Atelier da reforma
Altares do elemento Terra
Podemos utilizar: Objetos de terra, argila, moedas, raízes, grãos, cerâmica, quadrados, retangulares das cores amarelo ou terrosos.
Terra feng shui Atelier da reforma
Altares do elemento Metal
Podemos utilizar: Ouro, prata, cobre, pedras preciosas, pedras semi preciosas, objetos redondos, circular, oval, das cores branca ou tons pastéis claros.
Metal pedras feng shui Atelier da reforma
Altares do elemento Água
Podemos utilizar: Pequenas fontes, aquários, peixes, conchas, vasilhas com água, espelhos, vidros, taças, copos, objetos assimétricos, nas cores preto ou cores do mar profundo.
Agua Feng Shui Atelier da reforma
Uma outra opção é usar cachoeiras pois simbolizam o fluxo de dinheiro. Na área correta do Baguá pode trazer ainda mais prosperidade!
Agua fontes Feng Shui Atelier da reforma
Altares do elemento Madeira
Podemos utilizar: vegetação, flores, frutos, tecidos florais e estampados, objetos cilíndricos, das cores verde ou azul.
Madeira Feng Shui Atelier da reforma
Os 5 elementos juntos
O mais harmônico dos altares é aquele que possui todos os 5 elementos!
Altar dos 5 elementos Atelier da reforma

Obs: Quando usamos a simbologia dos objetos para representar os elementos, podemos encontrar diversas situações em que o mesmo objeto possui características de mais de um elemento, por exemplo, um objeto de pedra na forma de uma pirâmide representa o metal pela sua composição e o fogo pelo seu formato. .Nesse caso, poderíamos utilizar esse objeto quando houver sobreposição de dois Guás, como o Sucesso e os Amigos. Essa situação pode ocorrer quando precisarem ser sobrepostos dois ou mais Baguás na casa, como por exemplo o Baguá do Terreno com o Baguá da própria casa.

Outras ideias de objetos que podemos usar:
A imaginação não tem limites, podemos usar também imagens do céu de dia ou de noite, diversos tipos de plantas, penas de pássaros, cartas, livros, anotações ou simplesmente palavras, etc.
Altares - Atelier da reforma

O objetivo do altar é você se sentir bem com ele, então use a imaginação e se algo é muito belo ou te traz felicidade não evite em usá-lo. Não existe certo ou errado nesse assunto! 🙂

Agora é hora de por a mão na massa! 😉

Para saber como usar os elementos dos Guás,
Leia também: Usando o Baguá em casa
Veja no Pinterest: Altar em casa

Muitas informações foram retiradas do livro: Feng Shui, o poder de atrair a prosperidade de Silvana Helena Occhialini.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Como montar o seu Altar em casa!

  1. Pingback: Indice de Artigos |

    • Olá Sara,
      Acreditamos que ter um altar no quarto vai ser bom ou ruim dependendo do motivo dele. Se for um altar pessoal seu, não vemos problema nenhum em tê-lo em seu quarto pois é a sua energia e suas crenças. Já se for de toda a família ou de outra pessoa, não achamos que será favorável para você pois quando dormimos o nosso corpo fica mais vulnerável às energias ao redor.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s