Repaginações Urbanas

“Nas cidades há muito mais em caminhar do que simplesmente andar” – Jan Gehl (Cidade para Pessoas)

Acreditamos que o espaço urbano teve ser agradável e convidativo, afinal é onde a vida acontece. Caminhando nas ruas podemos nos comunicar com outras pessoas, viver a espontaneidade das cidades e descobrir coisas novas. Podemos observar as construções, sentir a brisa, ver o sol, descansar em uma praça. Interagir com a cidade é uma opção. Mas negligenciamos essa opção pelos mais diversos motivos: violência, falta de tempo, falhas no transporte público, má conservação das vias, etc.

É dificil mudar um conceito cultural e resolver essas as grandes questões urbanas. Então que tal pensar um pouco menor? Ao invés de tentar salvar o mundo, porque não salvar a calçada na frente da sua casa? Já é o suficiente!

Nós podemos dedicar o mesmo cuidado que temos com os espaços internos das nossas casas e estabelecimentos comerciais com as ruas, calçadas e fachadas. Estes espaços são a extenão das nossas casas e o primeiro contato que o visitante tem com o edifício. É a fachada que “recebe” não apenas os seus clientes e convidados, mas todos que passam na rua.
Bel e Tef - Atelier da Reforma - mau estado de conservação
As ruas e calçadas também tem o seu papel nesta comunicação com as pessoas. Uma calçada limpa, sem buracos permite um caminhar estável, seguro e agradável.
Bel e Tef - Atelier da Refoma - calçadas
Essa relação entre o espaço publico e o espaço privado ainda é muito pouco explorado na nossa cidade, mas é um movimento que vem ganhando cada vez mais força. Estão surgindo diversos projetos que levantam a questão da relação humana em espaços publicos, como por exemplo os parklets.
Bel e Tef - Atelier da Reforma - parklets
O cenário urbano é um conjunto. Nós devemos aprender a olhar para o lado e pensar no contexto com os vizinhos, para que a fachada fique em harmonia com a rua.Bel e Tef - Atelier da Reforma - composição fachadas
Nossos projetos de Reforma e Repaginação de Fachada são sempre acompanhados por uma intervenção urbana pontual, que nós chamamos de “Gentilezas“.
São propostas como fazer um canteiro na calçada, plantar uma árvore, colocar bancos ou lixeiras na rua. E o proprietário da fachada se compromete a fazer a manutenção deste pequeno bem para a cidade. Aos poucos podemos pensar em uma mudança cultural em relação ao espaço publico. Se cada um cuidar de uma pequena parte, como própria sua calçada, teremos uma cidade muito mais agradável e poderemos considerar a opção de viver e aproveitar os prazeres gratuitos da vida urbana.

Veja no Pinterest:
Ideias legais para as ruas
Ruas e Calçadas
Fachadas
Fachadas em SP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s