Qual é a diferença entre os vários tipos de tintas?

É hora de ir comprar as tintas para a obra e você foi despreparado para a loja, dai o vendedor começa, o Sr vai querer 1/4 de tinta, um galão ou uma lata? De qual marca? Qual cor? Tinta látex, acrílica, verniz, epóxi, ? Acabamentos fosco, acetinado ou brilhante?

Muitas vezes isso acaba deixando o cliente perdido e irritado. Por isso fizemos esse artigo. Então antes de ir as compras, dê uma olhada aqui e vá com um papel com tudo anotado! 🙂

Primeira questão: Marcas de tinta
A escolha da marca é extremamente importante pois está relacionada com a qualidade de cobertura e durabilidade da tinta, não vale a pena fazer um investimento menor na obra e correr o risco de ter que retocar a parede em pouco tempo pois ela descascou ou ficou manchada!
Existe diversas marcas no mercado, mas as mais conhecidas são Suvinil, Coral, Sherwin-willians e Lukscolor. Aqui vão algumas informações sobre cada uma delas:
Suvunil (link para o site)
É uma marca brasileira que está no mercado desde 1961 e suas fábricas ficam em São Bernardo do Campo, São Paulo Jaboatão dos Guararapes e Pernambuco e exportam para países como Paraguai, Venezuela, Cuba, Bolívia e África.
Seu diferencial é a preocupação com a saúde dos habitantes com suas linhas de tintas antibactericidas, antifungos e anti umidade. Outra linha é a anti respingo que reduz até 70% dos respingos trazendo muito mais segurança ao pintar. Além disso eles disponibilizam a possibilidade de você criar a sua própria cor! Em termos de valor, é a mais cara.

Coral (link para o site)
2.016 cores
É uma marca que atua no mercado brasileiro desde 1954 e suas fábricas estão localizadas em Mauá e Recife. Para pessoas que se incomodam muito com o cheiro da tinta, a Coral possui uma linha de secagem rápida sem cheiro. Sua vantagem é que possui a maior variação de cores do mercado, hoje com um catálogo de 2.016 cores!
Em termos de custo, é médio, está a baixo da Suvinil e acima das outras.

Sherwin-willians (link para o site)
É uma marca americana que atua no Brasil há mais de 60 anos. Hoje seu escritório está no Taboão da Serra, São Paulo. Entre suas principais marcas estão Metalatex, Novacor, KemTone, Aquacryl e Colorgin. Suas tintas são de ótima qualidade e seu ponto forte são as tintas para área externa. 

Lukscolor (link para o site)
É uma marca que começou no bairro do Ipiranga em São Paul e sua fábrica hoje localiza-se em São Bernardo do Campo. É uma marca crescente no mercado pelo seu preço mais acessível que as outras e boa qualidade.

Segunda questão: Onde comprar?
Hoje há muitos lugares que podemos comprar tintas, como nas grandes lojas de construçaõ, C&C, Leroy Merlin e Telha Norte, mas os locais mais baratos e que vão atender melhor suas necessidades são as casas especializadas em tintas, como Tintas MC, 1000 tintas, Central das tintas, Bela tintas, Clodoaldo tintas, Tintas famosas, entre outras. 

Terceira questão: A Cor!
Na verdade está mais para um desafio quando nos deparamos com as opções do mercado e os catálogos de cores.
Atelier da reforma - catalogo_pantone1Catálogo Pantone
Para facilitar a vida, pense na roda cromática. Nela vamos ter 12 cores principais para você escolher, amarelo, verde limão, verde bandeira, turquesa, azul, anil, roxo, violeta, rosa, vermelho, abóbora e laranja, além do preto, branco e cinza. O segundo passo é escolher se essa cor vai ser saturada (pura), desaturada (misturada com cinza), clara (misturada com branco) ou escura (misturada com preto). Com isso as opções são reduzidas e fica mais fácil de escolher uma cor no catálogo.
Se o assunto interessou, leia também: Como e porque usar as cores nos projetos
roda cromática
Além dessas, há cores personalizados como as metalizadas, cores pasteis e off-white. Essas são muito usadas no interior dos ambientes pois não cansam a vista em locais de longa permanência.
Off-white Suvinil - Atelier da reformaOff-whites Suvinil
Algumas marcar também disponibilizam em seu site um simulador de cores, o mais famoso é o aplicativo da Coral Visualizer, ele aplica as cores escolhidas por cima de uma foto.

Quarta questão: Quantidades
Quanto comprar? Existem 4 quantidades de embalagem no mercado, tudo vai depender da área que vai precisar pintar!
Para fazer um cálculo rápido, multiplique a área a ser pintada por 0,6 litros, você terá a quantidade de litros para uma demão de tinta. Lembrando que a quantidade de demãos vai depender da cor de fundo da parede e da cor da própria tinta. O ideal em geral são três demãos.
Para teste: são potes muito pequenos de tinta que servem para quando você está em dúvida qual cor pintar. Eles custam em média
paredespintadas_galão
1/4 de tinta: São os potes menores, a quantidade é de 0,9 Litros.
1 Galão: É mais comprado para tintas coloridas pois geralmente a área de pintura é menor. A quantidade é de 3,6 Litros.
1 Lata: É usada para pintar grandes áreas de paredes e tetos. A quantidade é de 18 Litros.

Quinta questão: Tipos de tinta e que quando usar!
Látex PVA: É usada para o interior da casa em locais que não necessitam de muita manutenção pois não é muito resistente. Ela é a base de água, o que facilita o manuseio.
Acrílica: É usada para o interior e exterior da casa pois é resistente ao sol e chuva e também é a base de água. Aconselha-se usá-la em ambas as ocasiões pois irá durar mais que a Látex. A diferença entre as duas é o preço.
Esmalte: É usada para superfícies de madeira, metal e pvc. Há a opção de ser a base de água, facilitando o manuseio porém sendo um pouco menos resistente. Se optar por base de solvente, não esqueça de comprar a Agua Raz!
Epóxi: É usada para pintura de azulejos e pisos. Possui grande resistência a umidade! Também há opção a base de água.
Verniz: É usado para proteger os materiais como por exemplo a madeira. Pode ser encontrado colorido ou incolor.

Sexta questão: Acabamentos
Outra questão que vai fazer toda a diferença é o tipo de acabamento. O que vai determinar é a superfície que a tinta vai ser aplicada pois quanto mais brilhante a tinta, mais visível ficará as imperfeições da superfície.
Fosco: É o mais usado pois disfarça eventuais superfícies e fica um acabamento mais discreto, mas pode acumular sujeira, manchas e tem maior tendência à proliferação de algas e fungos, além de aparecer mais fácil eventuais riscos. É recomendado principalmente para tetos.
Acetinado: Possui o que na embalagem vem descrito como “toque de seda”, seu brilho está entre o fosco e o semi-brilho. Por conta desse brilho permite boa resistência e lavabilidade.
Semibrilho e brilhante: É uma tinta com muito brilho e mostra todas as imperfeições, por isso são geralmente usadas em portas e janelas.

Quer ajuda para escolher cores bem legais para a sua casa? Entre em contato: 2274-8127 ou beletef.atelierdareforma@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s