Chakras

290

Chakras são centros de energia que se localizam na linha central do corpo, ao longo da coluna vertebral. Eles controlam nosso lado sutil e psicológico. Os chakras que se localizam na parte inferior do nosso corpo controlam nossos instintos, e os que se localizam na parte superior do nosso corpo controlam a nossa parte mental. A palavra “Chakra” vem do sânscrito e significa “roda de luz”.
chakrasdrawing

Se você busca o autoaperfeiçoamento, conhecer os chakras e investigar se eles se encontram em equilíbrio, com excesso ou falta de energia (quando o chakra gira mais rápido ou mais lentamente que o seu estado natural) será uma ótima ferramenta. Quando identificamos algo “negativo”, ou um desequilíbrio, como parte de um processo somos capazes de nos impulsionar para a mudança, para o crescimento, aprendizado e evolução.

CHAKRA BÁSICO
manipura
Também conhecido como Muladhara (em sânscrito: suporte). Este é o chakra do enraizamento, que nos conecta com as energias da terra e nos permite viver no plano terrestre em equilíbrio, e é onde mora a energia kundalini. Ele influencia diretamente a estrutura do corpo, como ossos, músculos, coluna vertebral, quadris, pernas e pés.
Localização: Entre o ânus e os genitais, na base da coluna.
Cor: vermelho
Função: Controlar as necessidades físicas básicas, sentimentos sinestésicos e movimento
Lição: Aprender a interação com o mundo material.
Informações armazenadas no chakra: convicções familiares, superstições, lealdade, instintos, prazer físico, dor, toque.

Em equilíbrio: Confiança na vida, segurança pessoal, satisfação, estabilidade, força, coragem interior, autoestima, conexão com o aqui e agora e com o seu corpo físico. Você sente ter território suficiente e consegue confiar nas pessoas.
Em falta: Causa medo de viver, irritação, raiva, depressão e sensação de ser mal vindo.
Em excesso: Causa materialismo, ganância, obsessão por segurança, apego excessivo e resistência a mudanças.

CHAKRA SACRO
svadisthana
Também conhecido como Svadhisthana (em sânscrito: cidade do prazer). Este chakra está ligado á procriação, influencia os desejos sexuais e vitalidade.
Localização: Em toda a área genital e urinária
Cor: Laranja
Função: Conexão emocional, criatividade, energia sexual, controle de líquidos em todo o corpo humano.
Lição: Manifestação, aprender a “deixar fluir”
Informações armazenadas no chakra: Dualidade, magnetismo, controle de padrões, sentimentos emocionais (alegria, raiva, medo).

Em equilíbrio: Auto estima equilibrada, fluidez da vida em todos os sentidos (corpo, mente, alma), entusiasmo, ações produtivas, franqueza, naturalidade, abertura para a sexualidade e intimidade.
Em falta: Pode causar impotência sexual, desânimo, baixa autoestima, ausência de objetivos.  A pessoa tende a ser dura, fria ou indiferente, se fechando para o contato com as pessoas.
Em excesso: Pode causar emocionalismo exagerado, ciúme, possessividade, instintos reprimidos, tensão, problemas ginecológicos, confusão, inveja, culpa e comportamento sexual exageradamente ativo.

CHAKRA PLEXO SOLAR
muladhara
Também conhecido como Manipura (em sânscrito: cidade das jóias). Este chakra está conectado com o pâncreas e influencia a nossa relação com a matéria e com o poder pessoal. É onde “mora” o ego, representa a força do indivíduo.
Cor: Amarelo
Localização: Acima do umbigo
Função: Entendimento e controle emocional e força de vontade.
Lição: Aceitação de seu lugar no fluxo da vida.
Informações armazenadas no chakra: Poder pessoal, personalidade, consciência do próprio ser dentro do universo (senso de pertencer).

Em equilíbrio: Autoestima, autossuficiência, sensação de controle, sensação de paz e harmonia, aceitação da vida e do próprio crescimento, autoconfiança, valorização das riquezas interiores e exteriores.
Em falta: Tendência a passividade, indecisão, não tem o que quer, timidez, apatia, falta de força de vontade e insatisfação.
Em excesso: Pode gerar egoísmo, egocentrismo, fúria, medo, ódio, dificuldade em digerir/assimilar, agressividade.

CHAKRA CARDÍACO
anahata
Também conhecido como Anahata (em sânscrito: câmara secreta do coração). Este chakra está conectado ao sistema cardiorrespiratório e influencia a expressão dos sentimentos, a compaixão e a sabedoria nas relações emocionais. Gera estabilidade e confiança, além de trabalhar as manifestações reprimidas e feridas emocionais. Pessoas que tiveram um grande desequilíbrio emocional são propensas a terem o chakra cardíaco fragilizado e sofrem de imunidade baixa, depressões e até infarto.
Cor: Verde e rosa
Localização: No centro do peito
Função: Abnegação, amor universal, perdão e paz. É o responsável pelo equilíbrio de todos os outros chakras.
Lição: Pedrão, amor incondicional, deixar fluir, confiança e compaixão.
Informações armazenadas no chakra: Conexão com aqueles que amamos, amor incondicional.

Em equilíbrio: Amor, bondade, afeição, compaixão, confiança, inspiração, esperança, generosidade, solicitude, calma, alegria, equilíbrio e relacionamento harmoniosos.
Em falta: Tendência a se tornar frio e distante, depressão, angústia e indiferença.
Em excesso: Você pode sufocar as pessoas com o seu amor, doação excessiva de sí, desespero, ódio, inveja, medo, ciúme e egoísmo.

CHAKRA LARÍNGEO
visuddha
Também conhecido como Vishuddha (em sânscrito: o purificador do sangue). Este chakra está conectado com a tireóide, vias respiratórias e braços (que são usados para representar as ideias). Influencia a comunicação, verbalização e expressão das ideias. Ajuda a relacionar e exteriorizar o que sentimos e pensamos.
Cor: Azul claro
Localização: Garganta
Função: Aprender a assumir responsabilidade pelas suas próprias necessidades, ressonância do ser, comunicação e expressão.
Lição: Aprender a render-se à vontade divina, fé, verdade sobre a decepção.
Informação armazenada no chakra: Autoconhecimento, verdade, atitudes, audição, gosto e cheiro.

Em equilíbrio: Facilidade na comunicação, livre expressão dos pensamentos, conhecimentos e sentimentos; Criatividade na comunicação, voz potente e clara, eloquência, capacidade de ouvir com atenção e com o coração a honestidade interior, fé, vontade, sensação de total integridade. Serve como um filtro que impede que as emoções carregadas de energias negativas cheguem aos chakras da cabeça.
Em falta: Tendência a não falar muito e tornar-se introvertido e tímido; Problemas de adaptação, insegurança, medo da opinião alheia, falta de autoridade, dor de garganta e tendência a aguentar tudo calado.
Em excesso: Tendência a falar demais, ser muito crítico, usar um tom dominador, uso insensato do conhecimento, falta de discernimento e ser um péssimo ouvinte.

CHAKRA FRONTAL
ajna
Também conhecido como Ajna (em sânscrito: central de controle). Este chakra está conectado com a hipófise e influencia todos os comandos do nosso corpo. Representa a mente (lógica e raciocínio) e a intuição. A função dupla desse chakra faz com que ele seja um dos mais difíceis de manter em equilíbrio, pois o excesso de uma característica leva a falta da outra. A meditação é uma boa forma de limpar este chakra e mantes o seu equilíbrio.
Cor: Azul índigo
Localização: Testa, entre as sobrancelhas.
Função: Intuição, autoconhecimento e aprendizagem.
Lição: Entendimento, não identificação e mente aberta.
Informações armazenadas no chakra: Ver com clareza, sabedoria, intuição e intelecto.

Em equilíbrio: Agilidade mental, visualização desenvolvida, discernimento, inteligência emocional, conceito de realidade, capacidade de ver além das formas físicas, sensação de paz interior e intuição expandida.
Em falta: Perda da autopercepção, tendência a confiar em autoridades, falta de concentração, excesso de sono, pensamento rígido, excesso de confiança nas opiniões alheias, podendo ser facilmente confundido e medo da verdade.
Em Excesso: Tendência a viver em um mundo repleto de fantasias e alucinações. Racionalidade excessiva, falta de sono, vaidade em relação a própria inteligência e fixação em determinadas ideias.
CHAKRA CORONÁRIO
sahasra
Também conhecido como Sahashara (em sânscrito: lótus das mil pétalas). Este chakra está conectado com a epífese, que é a glândula que fica no centro da cabela e se encontra sobre todas as outras glândulas do corpo. Ela influencia a compreensão de tudo, a sabedoria e é o canal para nos conectarmos como plano espiritual.
Cor: Violeta e dourado
Localização: Topo da cabeça.
Função: Sabedoria intuitiva, conexão com a espiritualidade, integração com o todo, evoluir, ascender e se aprimorar como ser humano, conscientização e desenvolvimento da mediunidade.
Lição: Espiritualidade e viver o momento
Informações armazenadas no chakra: Integração e conceito do todo.

Em equilíbrio: Completa ciência do mundo e de si mesmo. Descoberta do divino, confiança, abnegação, humanitarismo, habilidade para ver o todo no fluxo da vida, inspiração, valores éticos. Irradiação de vida com total plenitude e pureza.
Em falta: Rigidez de pensamento, alienação espiritual, falta de inspiração, tristeza relacionada a falta de esperança, depressão, perda da identidade, medo de estar só, alienação.
Em excesso: Excessiva intelectualização, vício em temas espirituais, ignorando as necessidades corporais.

 

Fontes:
http://www.naturoterapias.com/blog/os-7-chakras-e-seus-significados
http://neotantra.com/chakras-o-que-sao-e-o-que-fazem/
https://mestresascensos777.wordpress.com/2011/07/01/doencas-ligadas-ao-desequilibrio-dos-chakras/
https://www.eclecticenergies.com/portugues/chakras/introducao.php
http://ritualdosucesso.com/os-7-chakras-do-corpo-como-alinhar-os-chakras/
https://www.wisdomsdoor.com/hb/hhb-20.php
http://www.chakras.info/12-chakras/

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s